terça-feira, 19 de outubro de 2010

E agora?

Hm... E agora?
Preciso saber responder?
A resposta será realmente útil?
A resposta não será uma nova pergunta?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje pensei sobre o meu último texto: alguns chamaram de poesia.
Não importa como você chame, não posso deixar de criticar a enorme confusão que fiz.
Pode tudo aquilo ter ficado bonito, mostre para seus amigos se assim você pensa, mas eu devo criticá-lo.
Confundi, e peço desculpas pela confusão, a palavra "felicidade" com a palavra "equilíbrio".
O equilíbrio sim gera o tédio, a felicidade realmente não pode ser descrita e nem necessita descrições.
A literatura nunca conseguiu descrever a felicidade, mas já conseguir demonstrar como ela é.
Quanto ao equilíbrio, ele é estável. Estabilidade, sem mudanças.
Precisamos de um desequilíbrio, precisamos de instabilidades, incertezas, ou melhor, precisamos de dúvidas!
Precisamos chegar ao fim do dia, após pensar muito sobre determinada coisa e descobrir que não se chegou a conclusão alguma.
Precisamos chegar ao fim do dia e perguntar a nós mesmos: "E agora?".

Quanto a felicidade, não sei dizer se ela é realmente necessária a todo momento.
Precisamos de ambos: desequilíbrios bons, desequilíbrios terríveis.
Precisamos de sofrimentos, de felicidades.

Ora, antes de mais nada, precisamos acordar num sábado e não sabe exatamente o que fazer.
Pegar o carro e dirigir sem saber exatamente para onde.
Parar aonde você souber que tem um café. Sentar-se sozinho tomando aquele café amargo.
Sim, muito amargo, mas não mais amargo que a própria vida! 
E pensar na amargura da vida, não chegar a conclusões.
-------------------------

Ora, realmente não faz sentido algum eu ficar listando tudo o que precisamos ou não precisamos.
Se vocês quiserem me criticar por estar generalizando, falando em 1ª pessoa do plural, critiquem-me.
Mas antes pensem que, se vocês não precisam disso, vocês vivem um equilíbrio, você talvez nem vivam!

Quanto a felicidade não tenho capacidade suficiente para julgar, vou deixar isso com Dostoiévski, o sábio, velho, e russo, que tanto admiro as idéias:

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida inteira de um homem?..."
(Dostoiévski, F. M. (1848) Noites Brancas.

3 comentários:

  1. não sei.
    para ser equilibrio você tem q ter um pouco de tudo. Alegrias, tristezas, momentos bons e ruins. Se você não tem tudo isso não tem equilibro. O equilibrio é cheio de certezas e de dúvidas. Só certeza não é equilibro, só dúvida mão é equilibrio. Só felicidade não é equilibrio. Só tristeza não é equilibrio.

    Para falar a verdade acho que somos bem equilibrados, nos embriagamos das mais variadas doses de sensações que a vida pode nos oferecer. Temos nossas explosões e nossos momentos de serenidade.

    Então o que a gente busca?
    Eu busco o sono. É a necessidade primordial, o fator determinante para a minha felicidade.
    Essa felicidade reside no equilibrio entre o cansaço e o descanso nesse momento.

    Aliás, definir felicidade é realmente algo difícil e o motivo é a sua simplicidade.

    O problema está em ser racional, em conceituar, atribuir valores. Esse problema surge com a comunicação e a nossa capacidade de abstração.

    Se imagine um mundo onde não houvesse a comunicação, pelo menos em um nível que ela é operada por nós hoje. Estaríamos livres de problemas, vários deles. Para falar a verdade nós já estamos livres deles. Na vida a gente não precisa de mais nada, senão viver.

    Viver é equilíbrio, o natural é o equilíbrio.

    Infelizmente aprendemos a raciocinar. O grande trunfo de nossa espécie também é a nossa maior fraqueza.

    Bah..to viajando....jogando palvras sem pensar...isso é bom...coerência? Olhe para sua vida e busque um vestígio desse conceito. Aposto que não vai achar.
    .insônia...aí resolvo de entrar aqui pra pirar mais nos textos...hahahaha...o café tá me matando.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. hoje é sabado e eu acordei sem saber oq fazer, mas não posso dirigir até um café. Por isso eu postei no meu blog, haha.
    Pura verdade né? O desequilibrio sempre é mais...vivo, sei la. E por que não encontrar a felicidade dentro do proprio sofrimento?




    lud
    http://guarda-chuvaroxo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Mi infierno es su infierno!